quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O FESTIVAL

6º FESTEBARROSO
Festival de Teatro de Barroso, MG - 2015

Artes cênicas voltada para o público do interior de Minas Gerais

Com aproximadamente 20 mil habitantes, a cidade de Barroso, situada no Campo das Vertentes, a 197 km da capital mineira, mais uma vez será palco do FesteBarroso com diversas apresentações teatrais durante o período de 15 a 31 de outubro. Considerado um dos maiores eventos de artes cênicas voltado para o público do interior de Minas Gerais, este ano contará com grupos teatrais de Belo Horizonte, Barroso, Teófilo Otoni e Rio de Janeiro.

O FesteBarroso, foi idealizado pelo diretor e dramaturgo Orlando Orube e produzido pela MBYÁ Produções, empresa responsável por importantes projetos culturais. É realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela LafargeHolcim. Conta com a parceria cultural da Prefeitura Municipal de Barroso e da Cia. Fofocas de Teatro. O objetivo do evento é levar cultura e entretenimento de qualidade para uma população que, na maior parte do ano, não tem acesso às artes cênicas.

6º FESTEBARROSO
O 6º FesteBarroso que acontecerá de 15 a 31 de Outubro têm novidades, a homenagem a um artista é uma delas. Carlos Nunes, ator conhecido do público barrosense será homenageado e também o Mestre de Cerimônia. Em outras edições, o ator e humorista participou com dois espetáculos “Como sobreviver a festas e recepções com buffet escasso” e “Pérolas do Tejo” sucessos de público e crítica que marcaram a história do Festival. 
O lançamento do 6º FesteBarroso será no dia 15 de outubro as 20h na Praça Sant’Ana – Centro, com o espetáculo “De tempos somos - um sarau do Grupo Galpão”. A expectativa é de que 1.200 pessoas acompanhem gratuitamente a apresentação. As demais peças acontecerão no Auditório Professora Iracema Rocha, conforme grade de programação.
Outra novidade são os ingressos e assentos numerados. No ato da troca, a pessoa poderá a partir de um mapa de platéia, escolher o assento que desejar de acordo com a disponibilidade de cada dia. A coordenadora geral Renata Duarte Dutra afirma ser uma ação de melhoria da execução do Festival, “apesar de adorar conversar com o público na fila, sabemos do desconforto que é para muitos que chegavam com até duas horas de antecedência. O ingresso numerado garante o assento escolhido e diminui o tempo de espera na fila.” O posto de troca, permanece no hall da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de 13 a 16 de outubro, das 15h às 19h – até esgotarem os ingressos. 1 ingresso equivale a 1 litro de leite longa vida (caixinha). Haverá limite de troca de 06 ingressos de cada espetáculo por pessoa.
12 espetáculos de teatro compõem o 6º FesteBarroso, os critérios de seleção foram: qualidade artística da produção, gênero artístico, dramaturgia, classificação etária e viabilidade técnica.

A grade de programação é composta por sarau, infanto-juvenil, comédias, dramas e musicais. A Cia Fofocas de Teatro (Barroso), parceira do festival, apresenta “Quando caem as folhas” único espetáculo voltado para o público infanto-juvenil. Já o Grupo IN CENA de Teatro, oriundo de Teófilo Otoni, apresenta o espetáculo “Em verdade vos digo” e propõe ao público maior de 16 anos uma reflexão sobre o universo das mulheres marginalizadas.

Outros artistas conhecidos dos barrosenses e que estarão de volta são Ilvio Amaral e Maurício Canguçú com o divertidíssimo “La Nonna”.  Dos espetáculos trazidos do Rio de Janeiro, “Hamlet ou Morte” vem ganhando destaque nacional; também teremos o musical “Garagem do Rock” que promete animar os amantes do estilo musical. O Festival ainda apresenta belíssimos espetáculos como “Humor” do grupo mineiro Quatroloscinco Teatro do Comum, “Antiga” e “Um dia Qualquer” ambos para maiores de 14 anos. Nesta edição, Carlos Nunes apresenta “Comi uma galinha e to pagando o pato” e a pedido do público reapresenta “Como sobreviver em festas e recepções com Buffet escasso”.

O encantamento ficará por conta do i Molinari camerata musici que apresentará o “Concerto [Alchimia]” encerrando a programação do festival. “Será uma noite inesquecível, para todos. Uma noite especial, em que a platéia será a grande protagonista do espetáculo. Propomos uma noite de gala como a dos filmes, porém descontraída, divertida, emocionante, com gostamos de fazer. E esperamos que os espectadores compareçam com traje de festa, por quê não vestir um longo ou um paletó para ir ao teatro?.” garante Orlando Orube, idealizador e diretor do FESTEBARROSO.

A expectativa de público é de aproximadamente 6.000 pessoas. Todos os espetáculos receberão classificação etária indicada no programa e no ingresso.  A produção não recomenda a entrada de pessoas com idade inferior à indicada, mesmo acompanhada de seus responsáveis. A entrada após o início do espetáculo poderá ser impedida, mesmo que portando ingresso. Após 10 min de tolerância ao horário marcado, a produção ocupará os lugares vazios com os interessados presentes na “fila do leite”.

O Auditório Professora Iracema Rocha, receberá placas indicativas, iluminação e extintores de incêndio que somarão aos quesitos de segurança já existentes, como carpete e cortina anti-chama. A Polícia Militar e o Juizado de Menores como nas outras edições, receberam ofício de solicitação de apoio para qualquer ocorrência durante o Festival.

Barroso

Barroso encontra-se na Mesorregião Campo das Vertentes, a menos de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do circuito Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também os municípios de: Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas.

Outras informações:

Renata Duarte Dutra – 31. 9438 9922


Facebook: FesteBarroso 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário